COREOGRAFIAS DA INVESTIGAÇÃO / INVESTIGAÇÕES COREOGRÁFICAS | Workshop com Paula Caspão

© Sebastian K. Rasmussen

16 a 19 de junho

das 17h às 20h

Sala Estúdio | Teatro Municipal Campo Alegre

 

Que tipos de encontros podem acontecer através do espaço teatral?

A proposta deste workshop é considerar o fazer artístico e a performance como práticas de investigação e afirmar, ao mesmo tempo, a investigação teórica como fazendo parte das práticas do corpo – nomeadamente cartografando as performances, as ecologias e dispositivos do fazer teórico, as suas formas de vida, a sua gestualidade e as suas economias afectivas.

Partindo assim de uma compreensão situada e relacional da investigação e da produção de conhecimento, vamos explorar, por um lado, diversas maneiras de re-ler, re-entender, re-situar e re-praticar materiais provenientes da reflexão teórica; serão por outro lado observados casos particulares de investigação artística e de “performance como investigação” no âmbito da criação coreográfica contemporânea.

_____

Paula Caspão é investigadora, docente, dramaturgista e artista interdisciplinar, trabalha no cruzamento das artes coreográficas com outras áreas do conhecimento. Concluiu doutoramento em filosofia/epistemologia na Universidade de Paris-10 em 2010, e é investigadora de pós-doutoramento em estudos de performance no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, como bolseira da FCT; é investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.  Intervém frequentemente como professora convidada na Danish National School of Performing Arts, em Copenhaga, bem como no Master de Coreografia do Centre National Chorégraphique de Montpellier. Facilita workshops de dramaturgia e de práticas discursivas, coreográficas e performativas através da Europa e Austrália. Juntamente com Bojana Bauer, Ivana Müller e Joachim Hamou desenvolve actualmente INSTITUT, um grupo experimental de actividades críticas e artes performativas com base em Paris.

 

Movendo-se entre actividades diversas, investiga as modalidades de conhecimento geradas pela ficção, bem como as dimensões ficcionais implicadas na produção de conhecimento. Interessam-lhe as políticas e as economias afectivas da percepção, do pensamento, do movimento e do discurso, bem como uma abordagem crítica das modalidades de investigação artística actualmente em expansão. No âmbito do seu trabalho artístico tem vindo a relacionar materiais, metodologias e práticas díspares: conversas ouvidas em espaços públicos, previsões meteorológicas, teorias do afecto, filosofia da linguagem, política, gastronomia, histórias de animais, objectos, taxonomias botânicas, paisagens transformadas em arquivos, sons e ruídos, práticas somáticas apropriadas de forma selvagem, documentos de vários tipos e, claro, fantasmas. Colaborou com os coreógrafos João Fiadeiro (PT), Petra Sabisch (D), Alix Eynaudi (F/A), Anne Juren (F/A), Agata Maszkiewicz (PL/F), Valentina Desideri (I/F), Zoë Poluch (CA/SE), Linda Luke (AU), Hellen Sky (AU). Os seus trabalhos encontram-se publicados em revistas e antologias de artes coreográficas, filosofia e performance (Austrália, Áustria, Bélgica, Eslovénia, EUA, França, Portugal, Espanha, Suécia, Turquia); é autora do livro Relations on paper (Ghost, 2013), e co-autora/editora de The Page As a Dancing Site (Ghost, 2014).

_____

O workshop é interdisciplinar, tanto nas questões a abordar como nos métodos de trabalho que se propõe experimentar. Como tal dirige-se a participantes de áreas diversas, artistas e/ou investigadores, com interesse em explorar formas de “intermediação” entre discursos, práticas e performances várias.

Número máximo de participantes: 15

Inscrição (por ordem de chegada): 25€

Aceitam-se inscrições até ao dia 12 de junho e o pagamento pode ser feito em mão ou por transferência bancária:
Núcleo de Experimentação Coreográfica
NIB: 0033.0000.02880029545.36

Para formalizar a inscrição, por favor enviem o vosso nome, NIF, morada, idade e área profissional juntamente com o comprovativo de pagamento para nec@nec.co.pt

Após o início do workshop, qualquer desistência ou falta não poderá ser reembolsada.

 

Este é um workshop organizado pelo NEC em coprodução com o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e está integrado na programação do ciclo Expatriados.

+ info: http://www.fitei.com/

 

Apoios: