“Começar pelo fim” – Exposição fotográfica, de Paulo Pimenta

Estação de Metro CAMPO 24 DE AGOSTO
Out 2012 – Jan 2013

“Começar pelo Fim” foi um projecto de colaboração de Cristiana Rocha, Gilberto Oliveira, Teresa Prima e Vera Mota que celebrou o Dia Internacional da Dança com idosos da freguesia do Bonfim. Esta exposição tem como base o trabalho de documentação realizado pelo fotojornalista Paulo Pimenta ao longo do desenvolvimento do projecto, colocando agora algum desse material em diálogo com imagens do levantamento fotográfico da zona onde o NEC se insere, mote inicial para o trabalho de colaboração.

No início queríamos conhecer a vizinhança, desenvolver um projecto de colaboração, ocupar a rua e comemorar a dança… O primeiro olhar do Paulo Pimenta trouxe-nos pedaços desta zona da cidade que dialogam agora, nesta exposição, com os corpos de pessoas séniores com que um colectivo de criadores trabalhou o movimento e a ideia de que o fim pode ser o princípio, de que a dança pode acontecer em qualquer parte do corpo disponível, em qualquer espaço, em qualquer idade.

O que está a começar agora? – esta era a pergunta fecunda que iniciava a pesquisa e nos permitia “brincar a sério”, “activar memórias de infância” e “experimentar a liberdade” entre muitas outras sensações novas.

O projecto fez-se de momentos invisíveis, mas também da apresentação pública em vários espaços desta zona. O Paulo esteve sempre lá a devolver o olhar. Cumpriu-se a dança, a abertura a novas possibilidades. Cada um leva agora um pedaço desta experiência consigo.

 

Ficha técnica:

Fotógrafo : Paulo Pimenta www.paulopimenta.blogspot.pt
Criadores: Cristiana Rocha, Gilberto Oliveira, Teresa Prima, Vera Mota
Participantes:
Centro de Convívio para Idosos do Bonfim: Adosinda G. Marques, Albertina Conceição, Alexandrina Duarte, Ana Leopoldina, António Camilo, Armando Carvalho, Beatriz Andrade, Cármen Carvalho, Fernanda Melo, Francisca Martinheira, Ludovina Vieira, Manuel Rodrigues, Maria José Rocha, Odete Cardoso, Rosa Loureiro, Rosa Monteiro, Rosa Ribeiro.
Centro Cultural Desportivo dos Trabalhadores do Centro Regional de Segurança Social do Porto: Alzira Valente, Américo Silva, Ana Costa, Beatriz Bento, Estrela Pinto, Felismina Oliveira, Fernanda Cravo, Irene Araújo, Josefina Araújo
Agradecimentos: José F. Rocha, Claire Binyon, Dra. Márcia Pereira Neto, Chicana, Vale Doce, PELE (ordem alfabética, do particular para o colectivo)
Produção executiva: Joana Alves, Joana Ventura, Mafalda Couto Soares
Impressão: Sempre-id
Montagem: Pedro Fortuna
Registo e edição vídeo: Lourenço Baltazar e Nuno Pires
design: Pedro Lino

Organização: NEC

Parceria: Metro do Porto + Porto Cultura + CMP + FBAUP + AEFBAUP

Apoios: BPI + Junta de Freguesia do Bonfim + Vitalis