(A.D.)n | Arquivo Dançante

img_0494

No body No mind No time, percurso (trans)sensorial com Cristiana Rocha e Marta Ramos

16-12-16: sessões entre as 19h e as 21h

17-12-16: sessões entre as 18h e as 20h

Sala internet do Teatro Municipal Rivoli

(Lotação limitada. Reservas a partir de dia 12 de Dezembro)

 

Lançamento da plataforma digital Arquivo Dançante com Sara Orsi  + Conversa com Cristiana Rocha e Marta Ramos

17-12-16 | 15h30 | Foyer do 3º piso do Teatro Municipal Rivoli

Entrada livre

Coprodução NEC / Teatro Municipal do Porto

 

Este projecto sempre quis ser potência, base  genética para múltiplas leituras e criações.

Neste momento, após um ano de mergulho no material do centro de documentação do NEC, de cruzamentos e aprendizagem com quem pensa e pratica estas questões  diariamente, de encontros, de residência, de persistência no caminho de fechar um ciclo de actividade desta estrutura tão singular no panorama nacional através de algo que pudesse ir além dela, torna-se importante suspender um pouco o tempo e apresentar aquilo que o projecto (já) é.

O que cabe dentro dele é infinito e precisa de várias vidas para se ir reconfigurando.

Mas ele tem já expressão concreta, quer ao nível da criação da plataforma online que nos propusemos lançar e que queremos apresentar à comunidade artística, quer ao nível da experiência sensível que se vai revelando à medida que se reactivam materiais a partir do encontro entre Cristiana Rocha (membro fundador do NEC) e Marta Ramos (a última artista a querer entrar como associada e a ser acolhida em residência no espaço do NEC 6×6).


 

Cristiana Rocha

Licenciada em Psicologia Clínica (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, U.L., 1999), trabalha no cruzamento das práticas coreográficas com outras áreas, actuando em contextos artísticos, pedagógicos, sociais e terapêuticos.

Membro fundador e artista associada do Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC), termina em 2016, com o projecto Arquivo Dançante, um ciclo de trabalho iniciado em 2000 na co-direcção desta estrutura da cidade do Porto, através do qual desenvolveu propostas de criação, formação, programação e produção em múltiplos contextos e em colaboração com artistas e investigadores de diversos campos das artes performativas.

Iniciou a sua actividade profissional como bailarina na Companhia Nacional de Bailado (1992-1993) e participou como intérprete em trabalhos de coreógrafos nacionais e internacionais entre 1996 e 2015.

Foi colaboradora da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) entre 2000 e 2010, onde leccionou práticas de composição e movimento contemporâneo a alunos de Interpretação do Curso de Teatro.

Dirigiu diversos projectos comunitários com jovens e crianças de bairros sociais assim como ateliers de expressão artística junto de públicos específicos.

Apresentou a sua pesquisa coreográfica em teatros, museus, casas, escolas, lojas, jardins e outros locais do espaço público.

Actualmente, é praticante de Reconnective Healing® e membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da zona Norte da dgArtes.

Marta Ramos

Sara Orsi

Licenciada em Arquitectura (FAUP) e a concluir o mestrado em Design de Comunicação e Novos Media (FBAUL), tem vindo a desenvolver o seu trabalho a partir da utilização da tecnologia digital como meio para expressar as suas investigações nas áreas dos novos media e dos estudos culturais. Em 2013, foi co-fundadora da associação cultural Arquivo 237 na qual, desde então, assume a co-direcção. Paralelamente, exerce a sua actividade profissional como web-designer e web-developer.

http://www.saraorsi.com/projectos/about.html