A.D. | Arquivo Dançante

Com o projecto A.D. | ARQUIVO DANÇANTE, propômo-nos iniciar um arquivo digital ao longo de 2016 entendido, não como uma fortaleza onde se preservam pedaços da história,  muito mais próxima da noção do documento como registo fechado de um acontecimento passado, mas mais como plataforma desencadeadora de múltiplos futuros, através do qual se contribui para descentralizar a produção de conhecimento e criar condições para fomentar a investigação no âmbito da pesquisa coreográfica.

Nesta concepção mais aberta, acredita-se no potencial do arquivo para revisionar e rever o modo como as narrativas são contadas, no seu potencial para reactivar performances e momentos, para diluir o dominante, para manifestar o múltiplo, para desafiar o sentido de propriedade e para redefinir como e por quem é produzido o conhecimento.

Propomo-nos partir da coleção de vídeos do NEC que integram o seu Centro de Documentação e reunir, em colaboração estreita com os artistas e com as diversas estruturas pares que caracterizam o tecido artístico português, desde obras completas a material por editar, numa base de dados comum facilmente acessível a artistas, investigadores, estudantes e público em geral.