(A.D.)n | Arquivo Dançante

nec-adn-perfilNo body No mind No time

– 16 dezembro | das 19h às 21h

– 17 dezembro | das 18h às 20h

(entrada livre para uma pessoa a cada 10 minutos, por ordem de chegada)

Apresentação da plataforma digital com Sara Orsi + conversa com os elementos da equipa e a Directora Municipal de Cultura do Porto Mónica Guerreiro

– 17 dezembro | 15h30

 

Após um ano de mergulho no material do centro de documentação do NEC – Núcleo de Experimentação Coreográfica, de cruzamentos e aprendizagem com quem pensa e pratica as questões do arquivo diariamente, de encontros, residências e persistência no caminho de fechar um ciclo de actividade desta estrutura tão singular no panorama nacional através de algo que pudesse ir além dela, eis que chega o momento de apresentar ao público o projecto Arquivo Dançante.

Este projecto sempre quis ser potência, base genética para múltiplas leituras e criações. O que cabe dentro dele é infinito e precisa de várias vidas para se ir reconfigurando. Mas ele tem já expressão concreta, quer ao nível da criação da plataforma digital que nos propusemos lançar on line e que queremos apresentar à comunidade, quer ao nível da experiência sensível que se vai revelando à medida que se reactivam materiais a partir do encontro entre Cristiana Rocha (membro fundador do NEC) e Marta Ramos (a última artista acolhida em residência no espaço do NEC 6×6 e a mais recente associada).


Editorial

Cristiana Rocha

Hoje, retomo a sinopse que Paula Caspão escreveu por altura do primeiro momento do projecto Arquivo Dançante – A.D.#1| Transplantes Temporais – para apresentar o percurso (trans)sensorial que eu e a Marta Ramos desenvolvemos na última semana e que é, agora, uma proposta de encontro, atravessada por matéria sensível, informe e inominável a ser experienciada por cada um.

“Sou um documento.

Pare. Recapitule. Ninguém sabe ao certo o que pode um documento.

Venho de um campo de intercâmbio metodológico entre a coreografia experimental e as práticas de documentação.

Pare. Recapitule. Try to re-member (the kind of September?).

Não percebo. Cante. Transforme.

Atravessei um campo, é de lá que venho. Tenho andado a atravessar campos.

Repita. Reformule.

Não consigo deixar de sentir os campos, ao cruzar-se.

Pare no cruzamento:

Práticas do arquivo como agências de encontros.”

Nestes dois dias, ao final da tarde, convidamos cada um a deixar-se atravessar pelas sensações de cada momento e a entrar na Sala Internet do Teatro Municipal Rivoli, uma espécie de “useless room” onde é possível experienciar, ciclicamente, em sessões de curta duração, um estado de presença e atenção para consigo próprio, no qual se diluem fronteiras entre corpos, espaços, tempos e se expande a consciência de que o instante concentra em si e convoca, em simultâneo, múltiplos passados, presentes e futuros, fluindo sem distinção de princípio e fim.

Este é também o momento que assinala a suspensão formal de actividade do Núcleo de Experimentação Coreográfica – NEC após 23 anos de intensa contribuição para a criação artística. E, não deixando de ser uma despedida, é sobretudo a celebração de um ciclo natural de transição para outras possibilidades. Que quero agradecer também, como último gesto desta estrutura, através do lançamento da plataforma digital Arquivo Dançante, desenvolvida pela Sara Orsi, e que será um testemunho vivo desta longa vivência em comum.

 

A apresentação destas duas propostas será certamente uma boa base para uma conversa entre os elementos da equipa Cristiana Rocha, Marta Ramos e Sara Orsi com a Directora Municipal de Cultura e Ciência do Porto Mónica Guerreiro e todos os que se quiserem juntar a nós.

 

Um agradecimento muito especial a Paulo Cunha e Silva, Marta Ramos, Paula Caspão, João Fiadeiro, Timmy De Laet, Helena Figueiredo, Vera Mantero, Rudolfo Quintas, Sara Orsi, Mafalda Couto Soares, André Sousa, Pedro Oliveira, Joclécio Azevedo e Paulo Pimenta (por ordem de aparição no desenrolar específico deste projecto). E a todos e todas que se cruzaram connosco neste ciclo de vida!

 

 

 

 

 

 

 

(A.D.)n | Arquivo Dançante

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No body No mind No time, percurso (trans)sensorial com Cristiana Rocha e Marta Ramos

16-12-16: sessões entre as 19h e as 21h

17-12-16: sessões entre as 18h e as 20h

Sala internet do Teatro Municipal Rivoli

(Lotação limitada. Reservas a partir de dia 12 de Dezembro)

 

Lançamento da plataforma digital Arquivo Dançante com Sara Orsi  + Conversa com Cristiana Rocha e Marta Ramos

17-12-16 | 15h30 | Foyer do 3º piso do Teatro Municipal Rivoli

Entrada livre

Coprodução NEC / Teatro Municipal do Porto

 

Este projecto sempre quis ser potência, base  genética para múltiplas leituras e criações.

Neste momento, após um ano de mergulho no material do centro de documentação do NEC, de cruzamentos e aprendizagem com quem pensa e pratica estas questões  diariamente, de encontros, de residência, de persistência no caminho de fechar um ciclo de actividade desta estrutura tão singular no panorama nacional através de algo que pudesse ir além dela, torna-se importante suspender um pouco o tempo e apresentar aquilo que o projecto (já) é.

O que cabe dentro dele é infinito e precisa de várias vidas para se ir reconfigurando.

Mas ele tem já expressão concreta, quer ao nível da criação da plataforma online que nos propusemos lançar e que queremos apresentar à comunidade artística, quer ao nível da experiência sensível que se vai revelando à medida que se reactivam materiais a partir do encontro entre Cristiana Rocha (membro fundador do NEC) e Marta Ramos (a última artista a querer entrar como associada e a ser acolhida em residência no espaço do NEC 6×6).


 

Cristiana Rocha

Licenciada em Psicologia Clínica (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, U.L., 1999), trabalha no cruzamento das práticas coreográficas com outras áreas, actuando em contextos artísticos, pedagógicos, sociais e terapêuticos.

Membro fundador e artista associada do Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC), termina em 2016, com o projecto Arquivo Dançante, um ciclo de trabalho iniciado em 2000 na co-direcção desta estrutura da cidade do Porto, através do qual desenvolveu propostas de criação, formação, programação e produção em múltiplos contextos e em colaboração com artistas e investigadores de diversos campos das artes performativas.

Iniciou a sua actividade profissional como bailarina na Companhia Nacional de Bailado (1992-1993) e participou como intérprete em trabalhos de coreógrafos nacionais e internacionais entre 1996 e 2015.

Foi colaboradora da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) entre 2000 e 2010, onde leccionou práticas de composição e movimento contemporâneo a alunos de Interpretação do Curso de Teatro.

Dirigiu diversos projectos comunitários com jovens e crianças de bairros sociais assim como ateliers de expressão artística junto de públicos específicos.

Apresentou a sua pesquisa coreográfica em teatros, museus, casas, escolas, lojas, jardins e outros locais do espaço público.

Actualmente, é praticante de Reconnective Healing® e membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da zona Norte da dgArtes.

Marta Ramos

Sara Orsi

Licenciada em Arquitectura (FAUP) e a concluir o mestrado em Design de Comunicação e Novos Media (FBAUL), tem vindo a desenvolver o seu trabalho a partir da utilização da tecnologia digital como meio para expressar as suas investigações nas áreas dos novos media e dos estudos culturais. Em 2013, foi co-fundadora da associação cultural Arquivo 237 na qual, desde então, assume a co-direcção. Paralelamente, exerce a sua actividade profissional como web-designer e web-developer.

http://www.saraorsi.com/projectos/about.html

 

 

 

 

23 Outubro 2016

 

“Hoje que o NEC faz 23 anos (no dia 23), aproveito para iniciar o meu processo de despedida desta estrutura e de agradecimento a todos e todas: pessoas, lugares, experiências, sensações … e tudo o que se tornou vivo em mim através do que fomos fazendo.
Começo com um texto imagem meio desalinhado, de pernas para o ar, a convidar – vos a várias possibilidades de leitura e portas de acesso.
Ainda esta semana retomo residência no Rivoli para mais uma fase do Arquivo Dançante, projecto com que encerro este ciclo e que vos quer ter a todos dentro.
Comecem a marcar na agenda 15, 16 e 17 de Dezembro!
Obrigada. ♡”

Cristiana Rocha

A.D. # 1 Transplantes Temporais

     © CR

5 de Maio 2016 | 18h – 20h

Auditório Isabel Alves Costa

Festival Dias da Dança

A.D.|ARQUIVO DANÇANTE é um projecto coordenado por Cristiana Rocha e desenvolvido em coprodução entre o NEC e o Teatro Municipal do Porto que se constitui como um arquivo digital de artes performativas, a iniciar em 2016 a partir do acervo documental do Núcleo de Experimentação Coreográfica – NEC, no qual se reuniu uma grande variedade de abordagens da criação coreográfica nacional ao longo dos anos em parceria com os artistas e as estruturas de produção com que trabalham. Este projecto inscreve-se nas correntes actuais que problematizam o arquivo e a sua relação com a performance e procura constituir-se, também, como um espaço facilitador do cruzamento entre pesquisas académicas e artísticas, entre espaços de criação e preservação, entre práticas coreográficas e arquivísticas, promovendo encontros e experiências que convocam uma grande diversidade de temporalidades. Acessível on line, fará uso das novas tecnologias da informação para democratizar e diversificar as vias de acesso ao conhecimento, desafiar o sentido de propriedade, desencadear e manifestar o múltiplo, entendendo o arquivo como espaço social performativo, agente catalisador de novas práticas de activação do legado comum e sensível ao contexto que o anima.

No primeiro momento público do projecto, convidamos o público a experienciar diferentes arquitecturas de acesso a material partilhado pelo investigador internacionalmente reconhecido Timmy De Laet com a investigadora, dramaturga, escritora e artista interdisciplinar Paula Caspão e o coreógrafo, performer, investigador e fundador da companhia RE.AL João Fiadeiro, cujo trabalho “O que fazer daqui para trás” é apresentado no dia anterior e constitui um exemplo vivo de como a performance questiona e ultrapassa o seu próprio desaparecimento.

A.D. | Arquivo Dançante

Com o projecto A.D. | ARQUIVO DANÇANTE, propômo-nos iniciar um arquivo digital ao longo de 2016 entendido, não como uma fortaleza onde se preservam pedaços da história,  muito mais próxima da noção do documento como registo fechado de um acontecimento passado, mas mais como plataforma desencadeadora de múltiplos futuros, através do qual se contribui para descentralizar a produção de conhecimento e criar condições para fomentar a investigação no âmbito da pesquisa coreográfica.

Nesta concepção mais aberta, acredita-se no potencial do arquivo para revisionar e rever o modo como as narrativas são contadas, no seu potencial para reactivar performances e momentos, para diluir o dominante, para manifestar o múltiplo, para desafiar o sentido de propriedade e para redefinir como e por quem é produzido o conhecimento.

Propomo-nos partir da coleção de vídeos do NEC que integram o seu Centro de Documentação e reunir, em colaboração estreita com os artistas e com as diversas estruturas pares que caracterizam o tecido artístico português, desde obras completas a material por editar, numa base de dados comum facilmente acessível a artistas, investigadores, estudantes e público em geral.

 

 

AIR CONDITION | Projecto de criação e investigação de Carme Torrent e Iñaki Alvarez

 

 

© Iñaki Alvarez

Residência artística: de 1 a 15 de Novembro

Abertura de portas: 15 de Novembro | 17h00 | Sala Estúdio Teatro Campo Alegre

Com o projecto AIR CONDITION, Carme Torrent e Iñaki Alvarez propõem-se pensar a prática coreográfica para além do campo da dança, associando-a a teorias e práticas que estão relacionadas com situações, movimentos e objectos do ambiente social: um choque de elementos heterogéneos; uma mudança de pensamento que se afasta do conceito humanista de dança, entendendo a coreografia como um movimento de objectos e sistemas. Não significa isto rejeitar os corpos e as suas possibilidades, mas repensar a coreografia como equivalente a sistemas, a mecanismos e a agências – incluindo os corpos – capazes de produzir movimento. Coreografia redefinida como um meio para produzir um habitat comum entre intensidades interactivas humanas e não-humanas.

AIR CONDITION é um projecto de pesquisa que visa explorar o potencial do ar. Tornar visível o ar. Tornar o ar explícito. Criar ambientes e situações em que o ar também pode tornar-se “performer”.

Esta residência no Porto inaugura uma colaboração com João Cortesão e Sofia Pera – STILL urban design, estúdio de urbanismo que incorpora estratégias de desenho bioclimático nos seus projectos, trabalhando o clima como elemento projectual.

Esta residência é a última de um ciclo de quatro residências programadas e organizadas pelo NEC, em parceria com o Teatro Municipal do Porto dedicadas à experimentação coreográfica como prática de expansão e intercepção com outras áreas.

Ficha técnica e artística:

Projecto de investigação e criação:  Carme Torrent e  Iñaki Alvarez  em colaboração com Sofia Pera e João Cortesão ( STILL urban design )
uma coprodução do  NEC /Teatro Municipal do Porto (Porto) e Festival Salmon (Barcelona)
com o apoio de GRANER (Barcelona), OSIC (Barcelona)
agradecimentos: Ariadna Rodriguez, Luís Miguel Félix, Cristiana Rocha, Cristina Alonso.

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